Parte 2

Publicidade

Publicidade

Quando o assunto é bolsa de valores, você deve prestar atenção em alguns fatores que são fundamentais em compra ações, especialmente na possibilidade de usar total ou parte do seu capital.

Isso porque a bolsa de valores é o mercado em que se compram e vendem ações e outros títulos, emitidos por empresas de capital aberto e, portanto, oferece, aos investidores, a possibilidade de negociar suas ações, conferindo liquidez às aplicações de curto e longo prazo realizadas em seu ambiente de negociação.

Nesse sentido, a bolsa de valores é um investimento que está aberto a todo tipo de investidor e de instituições, e é regulada oficialmente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central (BACEN).

A bolsa de valores cumpre seu papel, que é oferecer um mercado para a cotação/negociação dos títulos nela registrados, em decorrência, orientar e fiscalizar seus membros, a fim de facilitar a divulgação constante de informações sobre as empresas e sobre os negócios que se realizam sob sua tutela.  

Novamente, a bolsa de valores é um tipo de investimento no qual é possível criar certo estímulo ao investimento de empresas em expansão, de forma que o empresário possa ter condições de crescer, gerindo empregos, renda, contribuindo, assim, para a economia do país.

No Brasil, a Bovespa é a Bolsa de Valores que oferece às empresas e aos investidores um ambiente de negociação super adequado, que confere ao investidor agilidade, segurança e transparência na execução de suas operações.

Vale dizer quer é na Bovespa que são negociados, com regularidade:

  • ações de companhias abertas,
  • opções sobre ações,
  • direitos e bônus de subscrição,
  • cotas de fundos de investimento, dentre outros.

Há na Bovespa três tipos de mercados que são disponíveis a negociação dos títulos citados.

São eles:

  • mercado à vista,
  • mercado à termo, e
  • o mercado de opções.

Como escolher e analisar ações?

Agora que você já possui um conhecimento equilibrado sobre Bolsa de Valores e, por essa razão, já criou aquele gostinho de bom investidor e, por isso, quer  investir, saiba que você pode começar a selecionar as ações, de maneira a tornar viável sua tomada de decisões, em conjunto com a melhores e maiores chances de sucesso.

Conheça aqui 4 dicas para escolher a melhor ação para investir

1. Faça uma análise fundamentalista

Definir em quais ações você deve investir envolve um tópico bastante interessante que é a análise fundamentalista.

Tal método avalia fundamentos de uma empresa, bem como auxilia na saúde financeira e operacional do seu negócio e de suas perspectivas.

Para você ter uma ideia, a análise fundamentalista é feita conforme estudo de indicadores.

Isso quer dizer que é a partir de ferramentas que medem os fundamentos de cada companhia. Entre elas podemos citar as que são mais importantes.

São elas:

  • Lucro por Ação (LPA),
  • Preço/Lucro (P/L),
  • Valor Patrimonial por Ação (VPA),
  • Preço sobre Valor Patrimonial por Ação (P/VPA),
  • Valor da Empresa (EV),
  • Dívida bruta/Patrimônio líquido,
  • Dividend Yield (DY),
  • Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), entre outras.

Vale ressaltar que a prática desses indicadores deve ser combinada, uma vez que as conclusões atingidas, não somente requerem uma avaliação, como também a ocorrência de um enviezamento.

Outra coisa, é aconselhável que você use os indicadores como parâmetro, de maneira que dê para fazer a comparação entre empresas de um mesmo setor, que possuem funcionamento semelhante.

2. Vale a pena considerar as carteiras recomendadas?

Analisar as ações individualmente exige tempo, paciência e conhecimento.

Como nem sempre é fácil saber onde investir, você pode se interessar por uma carteira recomendada.

Essa é uma carteira montada por analistas e acompanhada por relatórios que justificam as ações escolhidas.

Ao selecionar uma das carteiras recomendadas, seja de bancos ou finthecs, por exemplo, você terá indicações sobre os papéis nos quais investir.

Então será necessário apenas comprar os papéis recomendados, na proporção indicada pelos profissionais.

A cada atualização da carteira, você deverá comprar ou vender os ativos de acordo com as indicações.

Assim, não é preciso se preocupar em realizar as avaliações individualmente.

3. buscar por mais aderência da ação aos seus objetivos

Para avaliar quais podem ser as melhores ações, também é interessante conferir se os papéis se encaixam nas necessidades e características da sua carteira.

Então a ideia é entender o que você pretende alcançar com esse tipo de investimento.

Se a sua intenção for obter uma renda passiva, você pode procurar empresas que sejam boas pagadoras de dividendos, por exemplo.

Já se você quiser aproveitar o potencial de crescimento, ações de negócios em desenvolvimento podem atender aos seus critérios.

4. Conheça um pouco sobre análise técnica no curto prazo

Por outro lado, se você deseja um investimento já com um direcionamento em longo prazo, a análise fundamentalista é também bastante usada.

Contudo, há de se fazer uma ressalva: para operações em curto prazo, há uma análise técnica que consiste na avaliação do histórico de preços de uma ação, na busca de antever os movimentos em curto prazo.

Desse modo, a análise técnica ou gráfica é mais usada em operações de especulação.

Entretanto, é possível você usar esse método combinado à análise fundamentalista, caso queira ter outras oportunidades pontuais.

Para finalizar, com a análise técnica, você poderá identificar se uma empresa está propensa a ficar mais barata em curto prazo ou se há uma combinação com a análise fundamentalista.

Aí sim, este poderá ser o melhor momento para investir.

Com essas 4 dicas, você já consegue dar mais um passo a frente e começa a compreender e analisar os papéis disponíveis na bolsa para encontrar a melhor ação para investir.

Assim, é possível colocar em prática sua estratégia e aproveitar os resultados a favor dos seus objetivos!

Diferença entre análise técnica e análise fundamentalista

Qual seria a melhor?

Embora haja sim diferenças entre elas, é possível aplicá-las simultaneamente.

Em se tratando da análise técnica, ela prioriza oportunidades de investimento em curto prazo.

Por outro lado, a análise fundamentalista já se direciona em médio e longo prazos, bem como não prioriza variação dos preços dos papéis, mas, sim, em seu potencial de crescimento.

De acordo com especialistas financeiros, é possível identificar as tendências de ambas as análises, principalmente, por meio de preços dos ativos, uma vez que as análises estão presentes desde as demonstrações financeiras até o cenário macroeconômico.

Dessa forma, é possível você estabelecer um posicionamento estratégico no mercado, a fim de atingir seus objetivos em curto, médio e em longo prazo de sua carteira de investimentos.

Portanto, as duas análises de investimentos, ou seja, os dois métodos, podem ser complementares, ainda que o mais comum seja você encontrar investidores que preferem mais uma do que a outra.

Como saber quais são as vantagens e os riscos de investir em ações

Investir em ações

Investir em ações, como diz a expressão popular, não é para amadores.

Nesse sentido, é preciso mais uma vez, estudar, conhecer, isto é, ter alguns conhecimentos antes de investir.

Os especialistas em bolsa de valores afirmam que qualquer pessoa, antes de começar a investir em ações, deve entender o que são ações e como funciona o mercado de ações.

Então vamos lá, recordando.

Em primeiro lugar, você já sabe que ações são pequenas partes de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores.

Além disso, você sabe também que, ao comprar uma ação, estará comprando uma pequena parte da empresa.

Outra coisa: o mercado de ações, para iniciantes, pode ser complexo, uma vez que é formado por compradores e vendedores de ações, e as empresas apresentam, ou melhor, põem suas ações à venda na bolsa de valores para amealhar dinheiro.

É preciso saber também que o valor de uma ação é determinado pela oferta e demanda, isto é, quanto maior é a demanda por uma ação, maior será o seu valor.

É preciso ressaltar que, ao investir em ações, você deve ter conhecimento de que o mercado de ações é volátil e pode ser influenciado por diversos fatores, por exemplo, a maneira como anda a economia global, como está a política e até desastres naturais influenciam no mercado de ações, na bolsa de valores.

É por isso que os especialistas dizem que há vantagens e desvantagens de investir em ações.

Muito se fala em alguém que perdeu no mercado de ações, outros dizem que não soube aplicar e acabou perdendo parte de seu patrimônio.

Por isso, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens em tal investimento.

Você deve partir do seguinte princípio: investir em ações é uma boa opção, se a sua meta é rentabilidade em longo prazo.

Contudo, fica o alerta, é preciso estar ciente dos riscos envolvidos.

Conheça as principais vantagens e desvantagens de investir em ações:

Vantagens

Diversificação de carteira

Se você é um investidor nato, o investimento em ações é uma forma de diversificação de carteira de investimentos.

De maneira que, se você diversifica sua carteira de investimentos, certamente reduz o risco total.

Potencial de rentabilidade elevado

Isso quer dizer que as ações proporcionam retornos bem mais superiores do que outras classes de ativos, como, por exemplo, renda fixa e poupança, especialmente, se o que você quer é investimento em longo prazo.

Facilidade de investimento

Hoje é dia, já se tornou um costume na área de investimentos a opção por ações da bolsa de valores, em razão da facilidade em investir em ações por meio de corretoras de valores, que oferecem plataformas on-line e acessíveis.

Participação em grandes empresas

O que a maioria dos investidores acha mais interessante, quando o assunto é investir em ações, é que você se torna acionista de empresas de grande porte.

Sendo assim, você participa dos lucros da empresa.

Desvantagens

Riscos de mercado

Todo investimento, inclusive investimento em ações da bolsa de valores, gera certo grau de risco.

Por isso que o investimento em ações não fica de fora.

O risco desse tipo de investimento é que ele está sujeito a variações do mercado financeiro, de maneira que pode sim ocorrer em perdas significativas.

Incerteza sobre dividendos

Outra incerteza é sobre a distribuição de dividendos pelas empresas.

Isso porque pode haver variação, de acordo com diversos fatores, o que pode afetar a rentabilidade dos investimentos em ações.

Volatilidade

Esse talvez seja o aspecto mais preocupante: a volatilidade.

Isso porque o preço das ações pode oscilar muito em curto prazo, o que pode fazer com que você tenha incertezas e preocupações.

Conhecimento necessário

Se você quer realmente investir em ações de forma eficiente, estude, busque conhecimentos sobre finanças e mercado financeiro e acompanhe canais de notícias financeiras.

Depois que você considerar todas as vantagens e as desvantagens de investir em ações, está na hora de conhecer bem qual é o seu perfil de investidor e saber discriminar seus objetivos financeiros.

Caso o seu perfil seja conservador, que busca investimentos com menor risco, pode ser mais indicado buscar alternativas em renda fixa.

Já se o seu perfil é de um investidor robusto, mais agressivo e que está na chuva para molhar, ou seja, está disposto a correr riscos, a bolsa de valores, o investimento em ações serão seus melhores caminhos.

Quanto custa investir em ações?

Agora vem a melhor parte.

Quanto custa investir em ações?

Se, de um lado, o investimento em ações possibilita ganhos, por outro lado, existe o risco de perder seu dinheiro de uma hora para outra.

Mas, fato é que existe alta possibilidade de lucro, é um desejo que muitas pessoas acalentam.

Conclusão

Certamente, muito em breve você estará realizando suas operações na bolsa de valores com segurança e tranquilidade.

Sabemos que este post é só o início, apenas a base para você começar a se aventurar, com segurança e ver o seu patrimônio crescer, ao usar este tipo de investimento.

No próximo post, traremos ainda mais informações sobre o mercado de ações e bolsa de valores para você. Aguarde.