O termo alemão Leitmotiv pode ser traduzido como motivo condutor, cuja função é unir diferentes partes de uma mesma obra, ou seja, música, cenário, cores ao personagem.

Publicidade

Publicidade

O recurso dessa técnica é muito usado, porque confere à obra uma dramaticidade que ajuda o leitor a interpretar as intenções do autor, aos movimentos dramáticos da história.

Nesse sentido o leitmotiv pode ser uma melodia, ou parte dela, que se repete, durante toda a obra, e é está associado a um personagem, a uma situação em que vive, ao aspecto dramático da narrativa.  

É impossível ouvir Brucia La Terra (A terra se queima) e não se lembrar da explosão do carro onde Apollonia (Simoneta Stefanelli) estava, e da melancolia eterna de Michael Corleone (Al Pacino) em The Godfather (O poderoso Chefão).

Mas o que tem planejamento financeiro a ver com isso?

Muito simples, porque, muito provavelmente, planejamento financeiro é um tema recorrente na sua vida.

Por esse motivo, este post vai indicar diferente livros para lhe ajudar, lhe dar conhecimento e condições de criar seu próprio planejamento.

É será por meio do planejamento financeiro que você vai desenrolar toda a ação financeira de sua vida.

E saiba que:

buscar por uma educação financeira e conseguir elaborar um planejamento financeiro deve ser o propósito de sua vida.

O primeiro motivo para a elaboração de um planejamento financeiro deve ser o seu crescimento e o seu conhecimento em questões relativas à sua vida financeira.

No momento em que você compreender perfeitamente qual é a sua miríade financeira, vai perceber como foi bom se dedicar a elaboração de seu planejamento.

Sem conhecimento razoável em educação financeira, a sua expansão econômica vai ficar limitada.

De modo que, no momento em que você estiver dotado de noções satisfatórias sobre planejar, se educar para o assunto e saber a diferença entre poupar e investir, certamente, se tornará mais consciente do seu dinheiro.

E, à medida que seus conhecimentos se ampliam, você será o maior beneficiário.

 Esta é a razão do post:

Dar-lhe condições de saber fazer bons investimentos, gerenciar seus recursos, bem como, fazer com que você saiba tomar suas decisões financeiras de forma planejada e adequada ao seu perfil específico.

Crie seus objetivos e metas

O mais importante, ao criar metas, é saber declarar quais são suas finalidades específicas, isto é, o que você quer e, portanto, deve alcançar. 

Sua meta deve ser específica, concreta, mensurável e vai lhe transmitir a sensação de conquista.

Por outro lado, os objetivos devem ser mais amplos e não precisam ter um tempo específico para ser realizado.

Já as suas finalidades nem sempre podem ser alcançadas, contudo, devem ser sempre seguidas.

Um dado importante é que você deve estar consciente de alguns atropelos durante esse percurso.

Podem ocorrer emergências, acidentes e até doenças.

Contudo, você deve estar certo do que quer, consciente e com muita determinação, pois   empecilhos sempre podem ocorrer.

Nada impede de você, apesar de dirigir com cuidado, sempre fechar portas e janelas ao sair de casa e passar fio dental nos seus dentes todos os dias, que não estará livre de certas eventualidades.

Depois dessas dicas preciosas, está na hora de você conhecer alguns livros que irão abrir sua mente, te encorajar e te ensinar quão importante é a educação e o planejamento financeiro pessoal.

Vamos dar início às recomendações de livros físicos, ou seja, o livro tradicional, impresso normalmente em papel.

Livros sobre educação financeira pessoal

1. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker

O autor compartilha parte de sua história pessoal e sobre a mudança que teve depois da substituição de crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias positivas. 

Nesse sentido, o tema do livro, além de discutir sobre educação financeira, é mostrar como a mudança de mentalidade pode te ajudar a atingir seus objetivos financeiros e como fazer isso por meio de 17 arquivos de riqueza.

O autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva, que muitas pessoas nem percebam que tenham, pelos “arquivos de riqueza”, ou seja, os 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. 

T. Harv Eker também apresenta esses princípios como fundamentais: ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.

2. Me poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

A jornalista, Nathalia Arcuri, apresenta aos seus leitores, de maneira tranquila e didática, quais são os principais passos para quem quer buscar a liberdade financeira.

Nesse sentido, a autora mostra hábitos que prejudicam a saúde financeira de qualquer pessoa.

Para quem não sabe, a escritora, aos 30 anos, deixou seu emprego como repórter de TV para montar o canal Me Poupe! no Youtube.

O canal é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês. 

Tudo isso lhe facultou chegar aos 32 anos, milionária. 

O livro também traz ensinamentos sobre investimentos e como economizar dinheiro para atingir metas e objetivos.

3. O Poder da educação financeira, de Robert T. Kiyosaki

Robert Kiyosaki, mostra como o conhecimento financeiro pode mudar sua vida.

O autor ensina a não se limitar às circunstâncias, mas, sim, buscar uma transformação, por meio da educação.

Vale dizer que o autor, nesta obra, condensa os conceitos apresentados em seus livros anteriores, como Pai rico pai pobre e Independência financeira, por exemplo, contudo com certa dose de novidade.

Para os críticos financeiros, há algumas partes “gordurosas”, como muitas páginas de propaganda de serviços da empresa do autor no final do livro, e a semelhança de estilos, ou seja, basicamente, o autor se repete.

Contudo, a obra não deixa de ser uma boa indicação para você que leu e gostou de Pai rico pai pobre e gostou e está certo de entrar no universo de aprendizagem financeira.

4. Como Organizar sua Vida Financeira, Gustavo Cerbasi

Com este livro, você pode encontrar um dos mais completos textos sobre planejamento financeiro.

O autor ensina detalhadamente como é fazer um planejamento eficiente, além de tratar de assuntos, como: cartão de crédito, financiamento, aposentadoria, impostos, dentre outras coisas do universo financeiro.

5. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

Após a leitura deste livro, certamente seus hábitos financeiros se tornarão bem melhores.

A leitura também vai lhe ajudar a tomar decisões mais eficientes no seu dia a dia. 

Segundo o Charles Duhigg, a melhor maneira de ter dinheiro é saber que os hábitos ensinados em seu livro funcionam de verdade.

Esses são alguns dos motivos que irão te mostrar que a leitura deste livro é fundamental para que você possa transformar seus hábitos financeiros e ter dinheiro.

6. O homem mais rico da Babilônia, de George Clason

Da data de publicação aos dias de hoje, a obra já conta com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo.

A obra se tornou um clássico sobre planejamento financeiro, conhecimentos sobre finanças, bem como explica ao leitor como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. 

O autor se baseou nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos, que eram os habitantes da cidade mais rica e próspera do mundo antigo. 

E, assim, em seu livro, mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais, por exemplo, para a falta de dinheiro, sobre o desperdício e como buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro.

E acrescenta que, para assegurar uma renda para o futuro, é preciso manter a pontualidade no pagamento de dívidas, bem como cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

7. Planejamento Financeiro Pessoal

A versão eletrônica deste livro pode ser obtida gratuitamente em: www.investidor.gov.br www.cvm.gov.br

Essa obra é uma distribuição gratuita, portanto, é vedada a sua comercialização.

Tendo como compromisso a finalidade educacional e com escrita simples e direta, a obra procura apresentar, de forma didática, os conceitos relacionados a serviços ou produtos financeiros.

Isto é, trabalha com o tema do planejamento financeiro pessoal, que é um importante processo de formulação de estratégias para auxiliar as pessoas a gerenciar suas finanças para atingir os objetivos de vida, em curto, médio e em longo prazo. 

Os capítulos são organizados de forma a abranger todos os aspectos de um planejamento financeiro, como, por exemplo: gestão financeira, investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, tributos sobre rendimentos e investimentos e sucessão patrimonial.

Assim como as demais obras da série Top, este livro está também disponível de forma gratuita, nos termos da licença Creative Commons, sendo, portanto, autorizada sua livre impressão, reprodução e utilização, desde que sem caráter comercial.

Com o intuito de ser uma iniciativa importante na disseminação do planejamento financeiro, a fim de possibilitar cada vez mais pessoas ao conhecimento sobre finanças pessoais e decisões de investimento, além de estimular a solidificação da base de investidores do mercado de capitais.

8. Dinheiro – do tostão ao milhão, professor Breno Brito

Neste livro o professor Breno apresenta sua experiência prática, conquistada, principalmente, mediante as dificuldades financeiras que viveu como microempresário.

Hoje, como diretor financeiro de uma média empresa, é também um investidor no mercado financeiro.

Seu conhecimento acadêmico, advém da graduação em administração, especialização em marketing e mestrado em planejamento estratégico, o que o faz exercer a docência em cursos de Administração, Marketing e Finanças, nos níveis graduação e pós-graduação, na Universidade Católica de Goiás e na Faculdade Cambury.

9. Como cuidar de suas finanças pessoais, André Massaro 

A publicação mostra ao leitor a importância das finanças pessoais e das práticas de planejamento financeiro individual e familiar. 

Para o autor, o fato de muito se falar sobre educação financeira, demonstra quão importante ela é para melhorar a vida das pessoas.

André Massaro ensina como cuidar do próprio dinheiro para não ocorrer perdas, tanto nas organizações como a sociedade como um todo. 

Para o autor, o campo financeiro pessoal é vasto e se relaciona com todos os aspectos da vida das pessoas. 

De maneira a ver a influência financeira e seu impacto na saúde, na educação, nos relacionamentos e na vida profissional de cada um. 

A obra trata basicamente de quatro tópicos: o consumo, o crédito, o planejamento financeiro e os investimentos. 

10. Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico), Banco Central do Brasil Brasília 2013

Disponível on-line texto integral: http://www.bcb.gov.br

1. Educação financeira

2. Economia doméstica

3. Finanças pessoais

O material compila conhecimentos básicos de educação financeira expressos em linguagem cotidiana.

Sua distribuição gratuita, podendo ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citada a fonte. É expressamente proibida a sua comercialização.

A função do Caderno é levar a todas as pessoas a condição de desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicados no seu dia a dia. 

Para isso, o Departamento de Educação Financeira do Banco Central criou o Caderno com o forte desejo de estimular as pessoas a tomarem decisões autônomas, referentes ao consumo, à poupança e ao investimento, prevenção e proteção, levando em conta suas necessidades e de acordo com o perfil financeiro de cada um.

Conclusão

Para alguns a quantidade de dinheiro pode influenciar o caráter, para outros não.

Na verdade, não se pode mensurar ou justificar a atitude de alguém, em razão de sua conta bancária.

O que de bom e que deve acontecer na vida de cada um é a construção de uma história particular, mas que tenha o propósito de deixar boas lembranças nas pessoas com as quais conviveu ou que tiveram a oportunidade de cruzar em seu caminho.

Por isso, o conceito de felicidade, de satisfação, de prazer, certamente, é individual. 

Ao olhar para o planejamento financeiro, você pode perceber, ainda que demore anos para conseguir reunir a quantia que deseja, que ele provavelmente, deve te fazer mais seguro, mais estável, mais confiante.

Embora haja um propósito com a elaboração do planejamento financeiro, não há uma fórmula mágica, há apenas a intenção, a dedicação e a consciência de você saber quão necessário é ter uma reserva para o futuro.

Lembre-se de que não há nada de errado em ter dinheiro, tampouco algum empecilho para atingir suas metas.

E para finalizar, um breve trecho do livro O homem mais rico da Babilônia.

“Quanto mais conhecimento adquirirmos, mais poderemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre a sua profissão será ricamente recompensado. Se é um artesão, deve informar-se sobre métodos e ferramentas utilizados por um companheiro de maior perícia no mesmo ramo. Se trabalha com a lei ou com a assistência médica, pode consultar e trocar informações com outros da mesma atividade.”

Ao longo da obra, George Clason reúne onze parábolas, nas quais os personagens são interligados e fazem correlação ao contexto. 

Por exemplo, na parábola “As cinco leis do ouro”, o autor oferece valiosas reflexões e ensinamentos sobre como administramos nossas finanças e, é claro, ensinamentos também sobre finanças de maneira simples para todas as idades e para todos os tipos de leitores.

Complementando e finalizando o post:

“Onde há determinação, o caminho pode ser encontrado.”