O cartão de crédito é nos dias de hoje um grande facilitador.

Publicidade

Publicidade

Veja o que pode ser feito com um cartão de crédito:  concentrar o pagamento dos gastos do mês em uma única data, parcelar compras em várias vezes sem juros, resolver na hora uma situação emergencial, pagando até 40 dias depois. 

São por esses motivos que o cartão de crédito é um forte instrumento, porque ele é, ao mesmo tempo um facilitador e um belo instrumento de organização financeira. 

Faz bem uma advertência, vamos lá!

A única coisa que não pode acontecer, e você não pode fazer de jeito nenhum, é usar o produto incorretamente, senão a dor de cabeça é certa.

É sabido que o uso indevido do cartão é uma das principais causas do endividamento da população. 

Somado a isso, o avanço do comércio digital e, consequentemente, o uso dos cartões, aumenta a necessidade de informar a todos sobre o melhor uso do produto. 

Se de um lado há a dor de cabeça, pelo mau uso, por outro, há também uma série de benefícios que você tem, literalmente, em suas mãos.

Neste post você vai saber como aproveitar as vantagens do cartão e fazer com que elas sejam aliadas da sua prosperidade financeira. 

Quando o produto é bom, faz bem apresentá-lo sempre

Um cartão de crédito é um instrumento seguro e ágil, fornecido por instituições financeiras, como bancos, por exemplo.

É o cartão de crédito que vai lhe permitir fazer compras ou retirar dinheiro em caixa eletrônico, até certo limite de crédito previamente aprovado, é claro.

Em seguida, o valor retirado deve ser pago posteriormente, em uma data de vencimento acordada, podendo ser parcelado com ou sem juros, dependendo das condições estabelecidas pela instituição financeira.

Nesse sentido, o cartão de crédito é, basicamente, uma forma de pagamento eletrônico. 

O produto foi criado para facilitar as compras e reduzir a quantidade de dinheiro “vivo” em circulação.

Desse modo, o cartão de crédito pode ser usado para comprar bens ou contratar serviços. 

Todo cartão de crédito possui um titular.

É o titular que irá receber mensalmente a fatura para pagamento. 

Se você é um titular de um cartão de crédito, sabe que é possível escolher pagar o valor total cobrado, somente o mínimo ou algum valor intermediário, deixando o resto do pagamento para o mês seguinte, mediante cobrança de juros. 

Nesse caso, é usado, mas não recomendado, lançar mão do crédito rotativo.

Sabe por quê?

O crédito rotativo possui uma das taxas de juros mais elevadas no mercado atualmente. 

Isso acontece em razão da facilidade do crédito rotativo, contudo, o resultado é uma tremenda inadimplência e, igualmente, pode proporcionar um risco para o banco ou instituição financeira, emissora do produto.

Além disso, você, como titular e usuário do cartão, deve estar atento também ao seu limite de compra.

Veja bem: cada compra efetuada reduz o limite disponível. 

Desse modo, quando o limite se esgota, novas compras são negadas. 

Caso isso aconteça, pague sua fatura, a fim de que seu limite seja liberado.

Benefícios do cartão de crédito para iniciantes

Facilidade de pagamento

Um dos primeiros benefícios é a permissão para comprar e parcelar suas compras.

Tal permissão facilita aquisição de bens e serviços de maior valor.

Conveniência

O seu cartão de crédito você pode leva-lo para qualquer lugar; lojas físicas e on-line, o que proporciona uma alternativa prática e a segurança, pois o dinheiro em espécie fica no banco.

Construção de histórico de crédito

Ao usar seu cartão com responsabilidade e parcimônia, vai lhe ajudar consideravelmente a construir um bom histórico de crédito, essencial para futuros empréstimos e financiamentos.

Programas de recompensas

Muitos cartões oferecem programas de recompensas, como milhas aéreas, cashback ou pontos que podem ser trocados por produtos e serviços.

Segurança

As transações realizadas com cartão de crédito são mais seguras.

Sendo preferível pagar com o cartão a pôr em risco seu dinheiro.

É melhor manter seu dinheiro em espécie guardado e seguro.

Além disso, caso ocorra alguma fraude, seu cartão é protegido. 

Acesso a emergências

É fato que, no momento em que ocorre situações de emergência, o cartão de crédito pode ser uma solução rápida para cobrir despesas imprevistas.

Benefícios adicionais

Esses benefícios adicionais, além de abrir o leque de benefícios do cartão oferece a você seguros de viagem, proteção de compra, garantia estendida e acesso a salas VIP em aeroportos.

Gerenciamento de gastos

Muitas instituições financeiras oferecem ferramentas de controle financeiro, como aplicativos que ajudam a monitorar e categorizar os gastos, uma vez que a educação financeira e o controle de gastos devem andar lado a lado com o seu cartão de crédito.

Descontos e promoções

Lojas, lojas parceiras, produtos e serviços, ou seja, vários tipos de estabelecimentos comerciais, sempre se unem para criar megas descontos, atraindo assim um bom público.

Assim, os estabelecimentos oferecem descontos e promoções exclusivas para você, que tem seu cartão de crédito.

Período de carência

Algumas operadores e instituições financeiras costumam permitir certo período no qual a compra pode ser feita, e o período pagar a fatura pode ser maior e sem juros, o que pode ajudar no gerenciamento do fluxo de caixa pessoal.

Um bom exemplo de uso do cartão de crédito:

Imagine que você deseja comprar um notebook que custa R$ 3.000, mas não tem o valor total disponível no momento. 

Com um cartão de crédito, você pode adquirir o produto e parcelar a compra em até 10 vezes de R$ 300,00.

Isso facilita demais aquisição e não chega a comprometer seu orçamento mensal. 

Além disso, você acumula pontos no programa de recompensas do seu cartão, que podem ser usados para comprar passagens aéreas no futuro.

Dicas para uso responsável do seu cartão de crédito:

Gaste com consciência: use seu cartão de crédito apenas para compras planejadas e evite compras por impulso,

Pague a fatura integralmente: sempre que possível, pague o valor total da sua fatura. Isso evita cobranças de juros altos, por outro lado, libera seu limite e ajuda o seu histórico financeiro,

Acompanhe os gastos: tenha sempre o costume de usar aplicativos ou o site do banco para monitorar suas despesas e garantir que você não ultrapasse seu orçamento.

Conclusão

A intenção do post foi apresentar a você benefícios que talvez não conhecia, bem com te alertar sobre como deve ser o ideal de uso do cartão de crédito.

Permita apenas que o seu cartão seja somente seu aliado, que lhe favoreça e lhe proporcione uma relação boa e poderosa, bem com te ajude também a gerir suas finanças pessoais de forma eficiente e segura.

Um bom uso.