Se você pretende começar a investir, mas tem dúvidas sobre quais os investimentos mais seguros no Brasil, então você veio até ao lugar certo! Pois, nesse post, você encontra todas as informações que precisa sore esse assunto.
Para quem está começando agora a atuar no imenso universo dos investimentos, começar focando por opções mais rentáveis de investimentos, e mais seguros do que as opções tradicionais, é essencial para conseguir montar uma carteira com alta performance.
Por isso, nesse processo, é normal que surjam dúvidas como “Quais os investimentos mais seguros”? “Quais investimentos vão me dar retorno”? “Quais opções de investimento são seguras e rentáveis”?
Para conseguir obter investimentos mais seguros, e que realmente sejam rentáveis, é necessário focar em ativos que diversifiquem o seu portfólio. Eles devem oferecer retornos acima da média e de forma consistente, e focar em ativos com baixa volatilidade.
Então, como uma forma de ajudar a quem deseja iniciar no mercado financeiro de forma eficiente, e investindo em opções seguras e rentáveis, preparamos esse guia. Aqui, você poderá descobrir quais são esses ativos, e como você pode lucrar com eles!
No geral, quando você resolve investir, está utilizando parte da sua poupança para ajudar no financiamento de empresas e setores da economia, independente se você está se tornando sócio de um negócio ou oferecendo crédito.
Por exemplo, quando compra um título público, você está emprestando essa parte do seu dinheiro para o governo brasileiro. Com relação às ações na Bolsa, ao adquirir uma ação, você se torna sócio da companhia da sua ação.
Enfim, continue lendo o artigo para entender tudo sobre investimentos seguros, e quais são os melhores do Brasil!
Quais os investimentos mais seguros no Brasil?
Antes de conferir a lista dos investimentos mais seguros no Brasil, é necessário compreender o que significa “investimento seguro”.
A segurança de um investimento baseia-se na sua liquidez e na sua volatilidade. Portanto, investimentos com rentabilidade fixa, por exemplo, costumam ser mais seguros, e garantem proteção contra a inflação.
Em contrapartida, os investimentos em renda variável são mais incertos, e possuem alto risco. Mas, podem gerar lucros muito maiores.
Por outro lado, a liquidez, que se refere à possibilidade de conseguir resgatar os seus recursos antes do vencimento, também influencia na segurança do investimento.
No caso dos títulos públicos, por exemplo, existe um prazo de vencimento para o resgate. E, se por acaso você desejar resgatar antes, terá que pagar taxas, o que pode gerar perda de capital.
Outras questões que você deve levar em consideração para avaliar a segurança de um investimento são a corretagem, custos, imposto de renda e demais taxas e tarifas do processo.
Conheça agora os investimentos mais seguros do Brasil, que são mais rentáveis que a poupança. E que representam as melhores opções para você começar a investir, diversificando a sua carteira com segurança!
Tesouro Direto
No Brasil, o Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros. Ele garante rentabilidade acima da poupança, sendo tão seguro quanto ela. Por isso, diversos investidores que estão iniciando agora, começam com o Tesouro Direto.
Basicamente, essa opção de aplicação financeira funciona como uma espécie de empréstimo, que você faz para o Governo Federal.
Ele utilizará os recursos investindo no país através de ações de compra de equipamentos, obras de infraestrutura, e ações que envolvem a geração de renda e emprego.
Para investir no Tesouro basta adquirir o que é chamado de “título da dívida pública”.
Como retorno, o investidor recebe, no prazo de vencimento, o valor que emprestou ao governo com as correções e acréscimos de juros. Eles representam o rendimento da aplicação que você realizou.
Os riscos desse investimento são muito baixos, pois o Governo Federal é o destinatário do valor investido. Por isso, esses investimentos são conhecidos como “investimentos livres de risco”.
O Tesouro Direto é mais rentável que a poupança e totalmente seguro. Por isso, é quase impossível que você perca dinheiro nessa aplicação financeira. Portanto, é um ótimo investimento para iniciar o seu portfólio com segurança.
Letra de Crédito Imobiliária (LCI)
O segundo investimento mais seguro do Brasil são as LCI’s (Letras de Crédito Imobiliário), que também são mais rentáveis do que a poupança e possuem risco muito baixo.
Essa opção de aplicação, está vinculada ao mercado imobiliário brasileiro, possui rentabilidade bem interessante e é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito, a instituição que trabalha reduzindo os riscos de aplicações financeiras.
Dessa forma, o Fundo é uma garantia a mais de que você não terá prejuízos financeiros, no caso de a instituição emissora do título falir, ou não ter recursos para pagar o valor que foi acordado. Outro atrativo dessa modalidade é a isenção do Imposto de Renda.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
Bem parecida com a LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio, ou LCA, também está entre as modalidades de investimentos mais seguras e rentáveis, para quem quer investir com garantia de retorno.
A LCA também é isenta do Imposto de Renda, e possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. A diferença entre a LCA e a LCI, no entanto, é que, no caso da LCA, os recursos vinculam-se ao setor do agronegócio.
Independente da modalidade voltar-se para o agronegócio ou para o mercado imobiliário, o investidor irá adquirir uma letra de crédito da instituição. Esta, por sua vez, utilizará o valor da letra para investir dentro do setor.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
Mais uma opção muito famosa de investimento rentável e seguro é o CDB, os Certificados de Depósito Bancários.
A rentabilidade do CDB é maior do que a rentabilidade da poupança e por um risco bem baixo. Além disso, também recebe a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
Ao adquirir um CDB, você estará emprestando o seu dinheiro para um banco, que o utilizará para emprestar a outras pessoas que necessitam de serviços de crédito.
O contrato do CDB possui uma data de vencimento, que será o dia em que o investidor irá receber o seu dinheiro de volta, já corrigido com as taxas de juros estipuladas.
No caso do CDB, não há isenção de Imposto de Renda. No entanto, isso não é um grande problema, pois os rendimentos gerados pelo CDB podem ser superiores aos da poupança, mesmo com os descontos do IR.
LC (Letras de Câmbio)
Por fim, outra opção segura de investimento no Brasil são as Letras de Câmbio. Trata-se de um investimento de renda fixa, que é disponibilizado para os investidores por sociedades de crédito, de financiamento e investimento. Ou seja, por instituições financeiras do mercado.
No caso das letras de câmbio, a instituição utiliza os valores das vendas das Letras para realizar as suas próprias operações. O investidor, em contrapartida, receberá o seu dinheiro de volta na data estipulada, com todas as correções de juros.
A LC também é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito, mas não recebe isenção da incidência do IR.
No Brasil houve algum aumento nos investimentos?
Os investimentos são, sem dúvida, ótimas oportunidades para fazer o dinheiro render de forma eficiente e vantajosa. Além disso, também servem como fonte de receita para o Governo, e para diversas instituições do país.
Sabendo disso, a tendência é acreditar que o avanço da tecnologia, e as facilidades para investir, resultaram em um aumento dos investimentos no Brasil, não é mesmo? No entanto, não é isso que está sendo observado nos últimos anos.
Segundo a UOL Economia, e estudos realizados pelo FMI, o Brasil acaba de passar pelo seu menor índice de investimento nos últimos 53 anos.
Isso está acontecendo por conta da dificuldade de convencer investidores brasileiros e estrangeiros, de que o país é seguro para investir, tanto no quesito de investimentos financeiros, como investimentos em capital.
Com a baixa da Taxa Selic nos últimos meses, os investimentos dentro do país perderam força.
Pois, para investidores que já atuam há muito tempo, aplicar o dinheiro em títulos estrangeiros ou na Bolsa de Valores, se tornou muito mais atraente do que colocar em investimentos brasileiros.
Grande parte desse resultado vem do baixo nível de informação da própria população brasileira também, que, em sua maioria, não tem o conhecimento básico sobre investimento.
Por outro lado, pessoas bem instruídas, e que seguem por esse caminho, acabam preferindo colocar o seu dinheiro em investimentos no exterior.
No entanto, oportunidade e opção não faltam no Brasil! Os investidores que estão começando agora, podem encontrar opções de investimentos muito seguras (até mais seguras do que títulos públicos de outros países, por exemplo), e que garantem uma rentabilidade vantajosa para começar.
Além disso, é possível investir em grandes empresas nacionais, que estão se tornando players importantes no mercado financeiro internacional, e que prometem gerar muito retorno no longo prazo.